Hospedagem em Casa de Família é Tendência em Alta

“Casa em zona residencial com arquitetura moderna, bastante ampla e com muito espaço.  500 m2 de área construída em terreno de 1.500 m2. Me sinto em uma casa de fazenda, com muito verde, plantas, flores, árvores frutíferas e pássaros. Um oásis no meio de São Paulo! Próximo a Shopping Morumbi, Aeroporto de Congonhas, supermercados, padarias, farmácias e condução farta.”

Esse é um texto de anúncio real publicado na internet, com o título “HOSPEDE-SE EM CASA DE FAMÍLIA – FAMILY HOME”.

Outro anúncio semelhante o oferece “Quarto e Banheiro Disponíveis em Casa de Terreno de 1.500 M2 no Brooklin Paulista Velho.  Jardim Grande com árvores e pássaros. Casa, Café Da Manhã (Até 3 Dias de Hospedagem) e Roupa Lavada. Cozinha Completa com todos os Utensílios Domésticos.”

Ainda há informações de descontos para hospedagem, semanal ou mensal.

Certamente, essa é uma tendência em alta no Brasil, principalmente para estudantes, mochileiros e casais despojados que não estão interessados em conforto de hotéis.

O serviço também é conhecido como Homestay Family e tem apoio de gestores, que se dedicam a aproximar famílias hospedeiras de pessoas que buscam essa alternativa de hospedagem.

Busca Pela Internet – Como ocorre em buscas de hotéis, pousadas e hosts pela internet, também é possível buscar um serviço de Family Home em sites como HomestayWeb (https://www.homestayweb.com).

Este site informa que tem registrado (em 23.04.2017),” 929 famílias no mundo que estão esperando recebê-lo. Também informa que, para buscar hospedagem por meio de   homestayweb, Você pode procurar por uma família Homestay e enviar e-mails para sua família hospedeira em potencial.

As opções estão no Canadá e Estados Unidos e Japão, bem como em outros 17 países da América do Sul, Europa, África,  Austrália, Ásia e Nova Zelândia.

Os países que têm mais famílias inscritas como hospedeiros são Estados Unidos  (190) e Japão (184). O Brasil está na penúltima posição com 11 inscritos

Tornar-se Hospedeiro – O interessado(a) em se tornar um hospedeiro para fazer Homestay e abrir as portas de sua casa para outros, deve se registrar como um hospedeiro e seu anúncio estará em nossa lista de hospedeiros.

Há, ainda, a possibilidade de colocar um pedido de graça no MESSAGE BOARD. Dessa forma, as famílias hospedeiras que estão registradas ou outras agencias de homestay podem se comunicar com você por email.

Agências  – Outras agências oferecem serviço semelhante, como My International Family e My International Family (Estados Unidos);  Home and Away Student Services e Anglo-Chinese Students Services (Reino Unido).

 Cama e Café  – Desde janeiro de 2017, funciona em Corumbá, cidade do Mato Grosso do Sul o Cama e Café, programa que estimula a oferta de leitos a turistas, com hospedagem em casarões históricos e residências simples localizados em meio aos biomas naturais do Pantanal e patrimônios históricos tombados, a preços que variam entre R$ 60 a R$ 120.

Esse programa,   Cama e Café,  é uma adaptação brasileira do serviço irlandês Bed and Breakfast,  em que o visitante se hospeda na casa de um habitante local que, diariamente, oferece café da manhã incluído na diária. O programa também está presente em destinos como BrasíliaRio de Janeiro e Mato Grosso.

Programas como Family Home, no Brasil, podem obter incentivos do  Ministério do Turismo, que estimula as hospedagens alternativas pelo país como forma de diversificar a oferta de leitos a um preço acessível e promover a interação cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *